O Festival Estadual Estudantil da Canção (FEEC) reafirma sua importância histórica e cultural ao consolidar o município de Três de Maio como o “Berço da Canção Estudantil”, título reconhecido por lei nas esferas municipal, estadual e federal, projetando o município como referência de alcance nacional no cenário cultural estudantil.
O FEEC fortalecido na memória de muitos por esse reconhecimento legal, que valoriza sua trajetória e reafirma a identidade cultural de Três de Maio, destacando o município como espaço originário e formador da canção estudantil no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Na tarde do dia 09 de fevereiro de 2026, às 14 horas, a Comissão formada pelos vereadores Carlos Norberto Filipin, Ernani Weimer e Vanessa Sallapata formalizou a entrega do Projeto de Lei ao diretor do Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli, professor Airton Moises Cesa. O projeto, já protocolado no Poder Legislativo, reafirma oficialmente o título de Três de Maio como “Berço da Canção Estudantil”.
A reunião contou ainda com a presença de Juarez Antônio da Silva e Elisandro Weise, que acompanharam o ato simbólico de fortalecimento da história do festival e de sua ligação com a comunidade educacional.
O reconhecimento em diferentes esferas do poder público se consolidou por meio da autoria de projetos de lei apresentados pelo deputado federal Pompeo de Mattos, em nível federal; pelo deputado estadual Eduardo Loureiro, em âmbito estadual; e, no plano municipal, pelos vereadores Diogo Wolf, Carlos Norberto Filipin, Ernani Weimer e Vanessa Sallapata.
Durante o encontro, também foi compartilhado o pedido encaminhado ao secretário estadual da Cultura, deputado estadual Eduardo Loureiro, para a criação do tributo “FEEC Memórias”, uma iniciativa que busca homenagear todas as pessoas que ajudaram a construir e manter vivo um dos mais importantes eventos culturais estudantis do Rio Grande do Sul.
Com essa consolidação legal e institucional, Três de Maio reafirma seu protagonismo histórico, cultural e educacional, mantendo viva a tradição da canção estudantil e projetando seu legado para as futuras gerações.
















