A partir deste dia 30 de julho de 2025, entram em vigor as novas tarifas da Certhil, conforme homologação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O reajuste tarifário foi aprovado pela ANEEL para 15 permissionárias de energia que operam nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, incluindo a Certhil, através da Resolução Homologatória nº 3.497, de 22 de julho de 2025.
Processo de Reajuste Tarifário
O processo de reajuste tarifário é regulado pela ANEEL e ocorre anualmente para todas as distribuidoras e permissionárias de energia no Brasil. O objetivo principal é repassar os custos operacionais, de geração, transmissão e encargos setoriais aos consumidores.
Detalhes das Novas Tarifas
-Baixa Tensão: O reajuste para consumidores de baixa tensão foi definido em cerca de R$ 0,19 por kWh.
-Alta Tensão: Para consumidores de alta tensão, o reajuste varia conforme o horário de consumo.
Com a atualização, a tarifa convencional de baixa tensão será de R$ 0,606 por kWh, sem incluir impostos. As novas tarifas serão válidas até julho de 2026.
Certhil Mantém Competitividade
Mesmo após o reajuste, a Certhil, que por dois anos consecutivos teve a energia mais barata do país, continua entre as 20 tarifas de energia mais acessíveis entre as 103 distribuidoras no Brasil.
Compromisso com a Qualidade e Sustentabilidade
Celso Benedetti, presidente da Certhil, reafirma o compromisso da cooperativa em oferecer qualidade no fornecimento de energia e promover o bem-estar de seus mais de nove mil associados em 16 municípios. “Nossas ações são pensadas para garantir sustentabilidade, crescimento e qualidade de vida para os nossos cooperados”, ressalta Benedetti.
Informações Adicionais
As novas tabelas tarifárias estão disponíveis no site da cooperativa, e os canais de atendimento estão à disposição para quaisquer esclarecimentos.