Junto com outras duas cidades gaúchas a concorrência foi com centenas de municípios em todo o Brasil
Três projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios gaúchos de Miraguaí, Tenente Portela e Independência estão entre os finalistas do concurso Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por escolas de todo o país.
O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram selecionadas.
Em Independência, a Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado foi cenário para o projeto “Acampamento na Escola”, desenvolvido com o G4.
A proposta agora é finalista do Aprende Brasil Criativo na categoria “Educação Infantil”. As professoras responsáveis, Rafaele Isabel Pellenz e Rosália Helena Budel Giacomelli, explicam que o objetivo era proporcionar às crianças a experiência de dormir fora de casa, incentivando-as a realizar sozinhas pequenas tarefas e cuidar de seus pertences.
“Passar uma noite juntos ajuda a criar vínculos mais fortes entre crianças e professores, promovendo uma sensação de pertencimento e segurança no ambiente escolar. A experiência ajuda a criança a sentir-se mais segura ao passar uma noite longe dos pais, estimulando o desapego e a autoconfiança”, detalham.
Na preparação para a experiência, os pequenos conversaram sobre o sono, as diferenças nas formas como os animais dormem e até como as pessoas dormem em outras partes do mundo. Também foram trabalhadas cantigas e histórias de ninar, medos e outros detalhes relacionados ao sono.
Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é valorizar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.