O Governo Municipal de Três de Maio, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma importante ação em benefício da população: o Programa Saúde em Casa, que oferece cuidado integrado e contínuo a pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção, que não conseguem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS).
O objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida desses usuários, garantindo o atendimento no conforto do seu lar. Essa assistência domiciliar com olhar clínico pode, muitas vezes, evitar hospitalizações e reduzir o tempo de internação, por meio da continuidade do tratamento em casa.
Quem pode ser atendido
O programa é destinado a pessoas de todas as idades que, por diferentes condições de saúde, necessitam de atendimento em casa. Entre os casos atendidos, estão pacientes que sofreram AVC e têm limitações para realizar atividades básicas, acamados e aqueles que passaram por procedimentos cirúrgicos e precisam de cuidados no pós-alta hospitalar.
Equipe multidisciplinar
A ação conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais experientes e capacitados: Médico: Dr. Túlio; Enfermeiro: Edson; Assistente Social: Márcia e Educador Físico: Carlos
Onde está sendo realizado
Atualmente, as visitas estão sendo realizadas aos munícipes pertencentes as unidades-piloto UBS Viva Saudável (Manchinha) e UBS Viva Bem (Promorar), com possibilidade de ampliação para as demais unidades de saúde do município. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, e são realizados mediante agendamento prévio.
Como solicitar o atendimento
A solicitação do serviço pode ser feita pela família do paciente, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), ou por unidades de apoio, como hospitais. Após a solicitação, a equipe realiza uma avaliação com base nos critérios do programa. Caso o paciente se enquadre, ele passa a receber atendimento e acompanhamento diretamente em sua residência.
Com o Programa Saúde em Casa, a Secretaria de Saúde de Três de Maio reafirma seu compromisso com um atendimento humanizado e de qualidade, focado nas reais necessidades da população.